Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Flagrante da ave

 
Um rápido flagra do belo Manakin

Reflexão

         Reflita: 
"A raridade e a possível extinção do soldadinho-do-araripe são indicadores 
 graves de ameaças aos recursos naturais - florestas e nascentes,
 um ambiente natural de beleza ímpar, da Chapada do Araripe". Preserve-a!

" A única ave endêmica do Ceará"

       Ameaças de Extinção
  • O desmatamento das áreas de matas ciliares, especialmente das nascentes e das levadas - cursos D'água, têm causado preocupação no sentido de proteger os recursos naturais do habitat dessa ave, até porque o "soldadinho-do-araripe" é uma das espécies que possui um papel fundamental na dispersão e manutenção de várias árvores e arbustos que formam as matas úmidas da Chapada do Araripe e, consequentemente, a proteção dos importantes recursos hídricos da região do Cariri



Algumas Imagens 




































sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alimentação

Alimentação: 
  • Preferencialmente, a dieta do soldadinho-do-araripe é composta de frutos, embora pode ocorrer que alimente-se de insentos, quando há períodos de pouca oferta de frutos no seu habitat;
  • Em observações recentes de campo( técnicos da Fundação SOS Chapada doAraripe 2009), também foram registrados como alimentos de sua dieta, frutos de mirtáceas e rubiáceas. ( observe as imagens)

domingo, 29 de agosto de 2010

Um pouco sobre O "soldadinho do araripe"

Habitat: Florestas úmidas, remanescente nas encostas e junto às nascentes e cursos D'água.
Distribuição: Chapada do Araripe, municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha no Ceará



Soldadinho do Araripe nome científico (Antillophia bokermanni)

O soldadinho-do-araripe tem 15 centímetros de comprimento. Os machos são predominantemente brancos, com penas pretas que se estendem das asas ao dorso e a plumagem em forma de elmo cor de carmim, do dorso a cabeça deu origem ao nome soldadinho.

As fêmeas são cor verde oliva e um pequeno penacho verde na cabeça. A espécie está classificado na Lista Vermelha brasileira, na categoria 'criticamente em perigo' e, na lista mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza e BirdLife International.

De acordo com a Aquasis, ONG responsável pela conservação da espécie, existem apenas 800 indivíduos em vida livre e nenhum em cativeiro. Em agosto de 2008, na British Bird Fair, a maior feira de observação de aves do mundo, Sir David Attenborough, uma das mais influentes personalidades da conservação, aceitou o convite da BirdLife International para ser o patrono da pequena ave brasileira.

A cidade de Barbalha, no sertão do Ceará, no dia 2 de junho de 2009, escolheu o soldadinho-do-araripe como ave-símbolo e o prêmio ambiental Soldadinho-do-Araripe, que incentiva ações voltadas à conservação da natureza.